terça-feira, 1 de julho de 2008

Vu


Filme: Speed Racer
Local: também cheguei com speed ao (l)UCI(fer). Afinal a sessão era 15 minutos mais tarde.
Companhia: the usual popcorn mais 4 espectadores (duas desistiram e uma fez intervalo)
Género: Quem-não-é-grande-fã-dos-Matrix-vai-evitar-ao-máximo e os chungas desistem após uma hora.
Estrelas: Susan Sarandon em Sloterdijk, Emile Hirsch em Virilio, John Goodman em Foucault, Christina Ricci em Deleuze, o macaco em Singer, enfim, está lá tudo.
Duração: 2h15m demasiado rápidos
Argumento: Confesso que nunca fui grande fã da metáfora in-your-face Matrixiana (apesar de ter enjoyado a espectacularidade digital dos filmes). Portanto, fui daqueles que sempre desprezou o trabalho da dupla de manos (sim, já tudo foi desmentido Ander, elEs ainda são manOs). Mas com Speed Racer tudo muda. É um fime com segundas intenções escondidas, um filme de 'nebulosas de imagens' agressivas (as tais que fazem com que os chungas desistam: até para estes o filme agressivo) i.e. explosões de ruido visual megalopsyquicas. É um filme sobre fazer cinema, um filme sobre política, um filme sobre arte, um filme sobre inter-relações humanas. Um filme muito complexo que não necessita de tanto desprezo (a tal prova de que os irmãos não são nada estúpidos). Por mim pode ser este o futuro. Uma saída do plano fixo (neste filme as cenas mais 60's), e a entrada num estado psico-trópico onde quem soube sabe. Speed Racer seria claramente mais compreendido numa galeria de arte. Mas para mim até no (l)UCI(fer) Speed Racer é um dos melhores filmes que eu alguma vez vi na vida. Speed Racer é Megalopsychia.